Blog Magnus

    Gordura visceral mata? Como evitar?

    Por Magnus Personal Trainer em

    Alguns termos são muito falados atualmente, como inflamação e gordura visceral. São conceitos que nos aterrorizam e trazem certas dúvidas sobre o funcionamento do nosso organismo.

    É muito importante entender o que é gordura visceral, quais são os riscos oferecidos por ela e como evitar esse quadro. Confira:

    O que é a gordura visceral?

    Todos temos em nosso organismo uma cavidade abdominal, o nosso tronco. Ele é dividido em tórax e abdômen, os quais são separados por um músculo chamado diafragma.

    Dentro da cavidade abdominal há uma diversidade de órgãos, que chamamos também de vísceras, como:

    • Rins;
    • Pâncreas;
    • Estômago;
    • Etc.

    É a musculatura abdominal que protege essa região, impedindo que os órgãos fiquem “soltos” no organismo.

    Já sobre a gordura, temos aquela que se encontra na parte de fora dos músculos do abdômen, que conseguimos apalpar. É aquela retirada por médicos durante as cirurgias plásticas, essa é a gordura que denominamos de subcutânea.

    Por outro lado, existe a gordura criada dentro do abdômen, envolvendo as vísceras, que conhecemos como gordura visceral. É uma gordura amarelada que envolve os órgãos.

    Importante lembrar que há uma gordura que envolve os órgãos, mas é natural, diferente da gordura que envolve as vísceras.

    Para a endocrinologia, essa gordura é vista como um órgão endocrinológico, pois é capaz de produzir hormônios. Já foram catalogados 35 diferentes hormônios produzidos por esse tecido adiposo, chamados adipocitocinas.

    Gordura visceral mata?

    Todos os hormônios produzidos pela gordura visceral são capazes de produzir ativos inflamatórios para o organismo. Isso significa que, mesmo sem nenhum sintoma aparente, o corpo adquire uma inflamação silenciosa, com processos inflamatórios e oxidativos acontecendo aos poucos.

    No futuro, essa condição pode ser responsável por várias doenças. Então, podemos dizer que a gordura visceral mata sim. Ela se torna responsável por desenvolvimento de diversas doenças, tais como:

    • Alzheimer;
    • Problemas cardiovasculares;
    • Pressão alta;
    • Diabetes;
    • Câncer.

    Essas doenças, se não tratadas ou diagnosticadas tardiamente, podem levar à morte. Para aqueles com o quadro de gordura visceral avançado, é preciso recorrer a um médico para tratamento, a fim de evitar essas doenças.
    Como evitar problemas causados pela gordura visceral?

    Tratamentos podem variar de acordo com o motivo que o paciente adquiriu a gordura abdominal. Por exemplo, pode ser por meio de uma dieta com baixo índice glicêmico aliada a exercícios físicos.

    Claro que é o médico que deve fazer o devido diagnóstico e mostrar ao paciente qual o caminho para tratamento. O mais interessante é conservar hábitos saudáveis como boa alimentação e exercícios físicos para fugir desse quadro.

    Com uma dieta saudável, com o máximo de alimentos naturais, e uma rotina de exercícios físicos, é possível manter o corpo saudável e evitar que chegue a esse patamar.

    A gordura visceral pode trazer grandes complicações para o seu corpo, por isso, a fim de evitar que prejudique silenciosamente o seu organismo, não deixe de conservar hábitos melhores.

    Gostou? Acesse outros artigos do blog e se contratar os serviços do personal trainer Magnus, basta chamar no WhatsApp!