Blog Magnus

    Sedentarismo pós-pandemia: dicas para voltar a treinar

    Por Magnus Personal Trainer em

    Os hábitos de sedentarismo desenvolvidos durante o advento da pandemia de covid-19, é uma problemática presente na vida de uma série de pessoas que, após a crise sanitária, passaram a não realizar ou a limitar a prática de atividades físicas, a fim de minimizar as chances de contaminação por parte do vírus.

    Além disso, em decorrência das medidas de prevenção promovidas pelos órgãos públicos, as instituições voltadas à prática de atividades físicas precisam parar temporariamente os serviços presenciais e/ou adaptá-los ao cenário virtual. Diante desse novo cenário, algumas pessoas decidiram dar uma pausa na realização de exercícios.

    Em paralelo a essa questão, a execução do trabalho também passou a ficar diferente pelo mesmo motivo. Uma série de empresas precisaram recorrer ao formato remoto para dar continuidade ao trabalho, e, a partir disso, as pessoas ficaram cada vez mais em casa.

    Vale lembrar que essas medidas também foram aplicadas nas escolas e, até mesmo, nas práticas de lazer, com o objetivo de fazer com que as pessoas não saíssem de suas casas para evitar contaminação.

    Muito tempo em casa. Muito tempo em uma mesma posição (principalmente sentado na cadeira). Pouca realização de atividades físicas. Agora, me diga, qual o resultado? Sedentarismo. É válido salientar que esse conteúdo não é uma crítica às medidas sanitárias, pois elas precisaram existir e serem colocadas em prática para controlar a proliferação da doença e, assim, cuidar da saúde da sociedade.

    O ponto é que muitas pessoas não se focaram ou não tiveram condições de praticar atividades físicas no ambiente doméstico, resultando assim, em sedentarismo.

    Atualmente, com a vacinação em dia e com menor contaminação de covid-19, as empresas puderam voltar a funcionar através do formato físico e as práticas cotidianas puderam ficar menos limitadas.

    Portanto, se você é uma dessas pessoas que se tornou sedentária durante o momento da pandemia, não há mais motivos para continuar assim. A partir de agora, você pode voltar à sua rotina normal, tomando todos os cuidados necessários, claro.

    Para te ajudar, selecionamos 4 dicas que objetivam te auxiliar no retorno dos treinos pós-pandemia. Confira a seguir:

    1. Vá ao médico:

    Como você está há bastante tempo sem praticar exercícios físicos, é de suma importância que você vá ao médico e faça exames de rotina para verificar as suas condições de saúde. A partir disso, o profissional que irá te acompanhar durante a realização dos exercícios, vai saber como te direcionar e vai te orientar acerca dos seus limites.

    2. Busque orientação profissional:

    A necessidade de recorrer à ajuda profissional é válida para qualquer momento. E em caso de sedentarismo é mais do que necessário. É fundamental.

    Para evitar equívocos e qualquer prejuízo à saúde, a indicação é que você busque auxílio de um educador físico, para te direcionar acerca do que e de como fazer.

    Praticar exercícios físicos sem auxílio profissional, principalmente em caso de sedentarismo, pode provocar sérios problemas à saúde física.

    3. Cuide de sua alimentação:

    O sedentarismo não é apenas um reflexo de corpo parado, como também de má alimentação. Portanto, recorrer a um profissional de nutrição, responsável pela elaboração de uma dieta com base em suas necessidades, é importante.

    Através de uma boa alimentação e de práticas assistidas de exercício físico, você conseguirá obter resultados significativos e que te ajudarão, sobretudo, a recuperar a sua saúde.

    4. Comece aos poucos as atividades físicas:

    Lembre-se: um passo de cada vez.

    Você passou muito tempo sem praticar atividades físicas e é importante que volte a realizar exercícios de forma moderada e aos poucos, caso contrário pode vir a passar mal, sentir fortes dores no corpo ou, até mesmo, desenvolver algum problema muscular.

    Pense o seguinte, que seu corpo está enferrujado e, que, no momento, se encontra em processo de recuperação. É preciso que seja paciente consigo e cauteloso (a), combinado?

    Com constância e fazendo tudo que deve ser feito, o resultado há de chegar.

    Boa sorte na volta dos exercícios!

    Para mais informações sobre os nossos serviços, basta entrar em contato através do WhatsApp (46) 99103-6358.