Blog Magnus

    5 estratégias infalíveis para ganhar massa muscular

    Por Magnus Personal Trainer em

    Muitas pessoas vão à academia diariamente fazer exercícios físicos, a maioria delas tendo como objetivo ganhar massa muscular. Porém, para que isso possa acontecer da maneira correta não basta apenas fazer as atividades.

    Vista frontal de um casal musculoso fazendo exercícios de prancha

    Cada pessoa necessita de um tipo de orientação diferente, por isso é necessário a presença de um treinador para acompanhar as atividades a serem desenvolvidas. Além de precisar seguir também uma alimentação que seja adequada para o objetivo individual.

    Durante esse processo, é necessário que os músculos possam descansar para conseguirem crescer, uma vez que as fibras musculares se lesionam e mostram ao corpo que precisam se recuperar. É durante esse tempo que há o ganho de massa muscular.

    Com um treinamento intenso, alimentação balanceada e seguindo todas as orientações necessárias, é possível que a pessoa alcance o objetivo que tem em mente para sair satisfeita com os resultados após de um longo período de dedicação.

    Rotina de treinamentos

    Algumas estratégias são fundamentais para que uma pessoa consiga ganhar massa muscular:

    1. É importante que os exercícios sejam praticados lentamente, uma vez que esse tipo de atividade é que faz as fibras irem se lesionando e então o ganho de massa muscular será mais efetivo durante o período de recuperação;
    2. É recomendado a pessoa que não pare os exercícios mesmo que começar a sentir algum tipo de dor ou desconforto. Isso significa que as fibras brancas musculares estão sendo rompidas, permitindo a hipertrofia durante a recuperação;
    3. Faça treinos regularmente, de 3 a 5 vezes por semana, trabalhando o mesmo grupo muscular de 1 a 2 vezes, permitindo que o instrutor recomende diversos tipos de treinos diferentes de acordo com o objetivo de cada pessoa;
    4. Vários tipos de treinamentos podem ajudar no ganho de massa, como realizar séries rápidas de exercícios de musculação ou aeróbicos no início e, logo após, fazer um treino aeróbico para ajudar no gasto de calorias e no aumento do metabolismo;
    5. Após a conquista da massa muscular desejada, não é recomendado parar os exercícios para não perder tudo o que foi conquistado nesse período. Em um intervalo de 15 dias sem treinamento já pode ser notada uma perda de massa muscular.

    Alimentação

    Uma alimentação rica em proteínas é fundamental para o ganho de massa muscular, como peixes, ovos, soja, carne vermelha, entre outros. Como são responsáveis pela manutenção das fibras, eles ajudam na hipertrofia muscular.

    É necessário também o consumo de carboidratos e gorduras antes de realizar o treinamento, uma vez que eles podem dar ao músculo a energia suficiente para poder praticar as atividades físicas.

    O uso de suplementos nutricionais é ótimo para complementar a alimentação, permitindo uma melhora de desempenho durante os treinos, ajudando também na recuperação dos músculos após os exercícios.
    Porém, eles só devem ser consumidos perante a orientação de um médico ou nutricionista.

    Qualidade do sono

    Dormir mal faz com que a pessoa corra um sério risco de perder massa muscular, influenciando também na força. Por isso, o ideal é conseguir dormir 8h por dia, como recomendado, permitindo que o hormônio IGF-1 cresça, contribuindo para uma melhor qualidade do sono e na síntese de proteínas.

    Quer mais dicas para saber como deixar seu corpo sempre saudável e em forma? Acesse nosso blog para muitas informações e entre contato conosco em caso de dúvidas.

    Caso queira contratar os serviços do personal trainer Magnus, faça contato através do WhatsApp.