Blog Magnus

    Saiba quais são os benefícios da corrida matinal

    Por Magnus Personal Trainer em

    Mesmo que nem todo mundo goste de acordar cedo ou consiga cultivar esse hábito, correr durante o período da manhã resulta em uma série de benefícios.

    A prática promove melhorias na qualidade de vida. Muitas pessoas abandonam o sedentarismo por causa da corrida de rua, um esporte econômico e saudável.

    Quem tem facilidade para levantar da cama junto com os primeiros raios de sol deve aproveitar para correr nesse momento. Porém, quem não desgruda dos lençóis tão fácil pode sofrer no começo, mas logo a corrida torna-se um hábito.

    Confira os benefícios da corrida matinal para a qualidade vida. Boa leitura!

    Elimina um compromisso logo cedo

    Correr pela manhã permite aproveitar o dia com mais disposição. Além disso, já vai ter riscado um item da sua lista de tarefas e o dia terá menos compromissos até o seu final. Com isso, o dia pode ser vivido com mais leveza.

    Maior queima de calorias

    A corrida matinal permite que uma boa quantidade de oxigênio entre no corpo e acelere o metabolismo para que ele queima mais calorias. Com isso, ocorre a perda de gordura corporal, um objetivo de muitos praticantes desse esporte.

    Prepara o corpo para competições

    Geralmente, as corridas de rua em circuitos amadores e profissionais são realizados pela manhã, período do dia em que o calor está menos intenso. Treinar cedo prepara seu corpo para o momento de disputar uma competição.

    Corpo e mente mais descansados

    Pela manhã os músculos conseguem suportar maiores cargas de trabalho. Como faz pouco tempo desde que levantou da cama, o corpo está menos estressado. Além disso, a endorfina – o hormônio do prazer – é mais ativada após um período de descanso, e a sensação de bem-estar tende a ser maior.

    Mais tempo para a prática

    Ao praticar a corrida matinal, é possível ter mais tempo para fazer um treino completo com a realização de alongamentos e aquecimentos adequados, o que nem sempre é possível à noite quando há mais cansaço e menos tempo.

    Alertas sobre a corrida matinal

    O objetivo é que você consiga extrair o máximo de vantagens desta prática esportiva, por isso, como qualquer atividade física, ela exige alguns cuidados.

    Menos capacidade cardiovascular

    É preciso atenção se a ideia é realizar treinamentos de qualidade em relação ao sistema cardiovascular, pois pela manhã o corpo está menos propenso a um grande esforço. Conforme passam as horas, a frequência cardíaca se estabiliza e o sistema cardiovascular melhora o nível de seus batimentos.

    Tenha consciência corporal

    Significa perceber como seu corpo age e tirar o melhor proveito disso. Se não está rendendo ao correr pela manhã, respeite seu organismo e faça testes em outros horários. Se obrigar a correr num período em que não tem bons resultados vai resultar em uma antipatia e desistência desta atividade física.

    Atenção às articulações

    Essas partes do corpo costuma estar mais rígidas pela manhã, enquanto os músculos estão menos flexíveis, o que leva a uma falta de controle na coordenação motora, crucial para realizar uma boa corrida. Faça alongamentos e aquecimento antes de acelerar o passo e começar a correr pela manhã.

    Saiba mais

    Confira outros artigos em nosso blog. Entre em contato com o personal trainer Magnus pelo WhatsApp (46) 99103-6358.


%d blogueiros gostam disto: