Blog Magnus

    5 passos para cortar carboidratos da sua alimentação

    Por Magnus Personal Trainer em

    Cortar o carboidrato da dieta é uma das formas de acelerar o processo de emagrecimento. Entretanto, esse é um nutriente importante e a interrupção abrupta do seu consumo ou feita de forma errada pode comprometer os resultados. Nesse texto mostraremos alguns passos para cortar carboidratos da alimentação.

    Os carboidratos são responsáveis por fornecer a energia necessária para que o corpo humano consiga realizar suas atividades. Quando ele deixa de estar presente, a gordura passa a assumir esse papel, o que leva a sua queima e, consequentemente, a perda de peso.

    Entretanto, a interrupção pura e simples não é a forma mais indicada para cortar carboidratos da alimentação. Para que seja possível alcançar os resultados desejados é importante focar na qualidade daquilo que é ingerido.

    Se você pretende cortar carboidratos da alimentação, siga os seguintes passos:

    Deixe de consumir bebidas açucaradas

    Sucos e refrigerantes industrializados são grandes fontes de carboidratos. Além disso, possuem uma quantidade excessiva de açúcar, o que aumenta a resistência do corpo a ação da insulina e o desenvolvimento de diabetes tipo 2 e obesidade.

    Reduzir a ingestão de pão

    O pão é a base de muitas dietas e, tradicionalmente, faz parte da mesa do brasileiro. Entretanto, ele é um alimento com pouco valor nutricional. Isso porque, tem altos índices de carboidrato e pouca quantidade de fibras e nutrientes.

    Assim, o ideal é reduzir consideravelmente seu consumo. Ele pode ser substituído por vitaminas ou batidas de frutas que vão dar a mesma sensação de saciedade e são mais saudáveis.

    Aposte nas castanhas

    As castanhas são um alimento importante para quem está procurando cortar carboidrato das dietas. Elas são ricas em proteínas e gorduras boas, mas possuem baixíssimos níveis de carboidratos. Só é preciso ter cuidado com a quantidade de castanhas consumidas, afinal ela é rica em gorduras.

    Troque a farinha de trigo por outros tipos de farinha

    A farinha de trigo é a base de várias preparações tradicionais, como pães e bolos. Entretanto, ela possui um alto índice glicêmico e grandes quantidades de carboidratos. Assim, o ideal é substituir esse tipo de farinha por outro.

    Atualmente, existem vários tipos de farinhas mais saudáveis no mercado. Alguns exemplos que podem ser incluídos na dieta são:

    • Farinha de amêndoa
    • Farinha de nozes
    • Farinha de banana
    • Farinha de coco
    • Farinha de semente de uva

    Aumente o consumo de proteína

    As proteínas geram uma maior sensação de saciedade, o que elimina a vontade de consumir alimentos ricos em carboidratos. Existem diversos alimentos ricos em proteínas que podem ser incluídos na dieta ou que podem ser consumidos em maior quantidade.

    Por exemplo, carne vermelha, que é rica em proteína e tem baixos níveis de carboidratos. As carnes brancas (como peixes e aves) também possuem uma boa quantidade de proteína somada com outros nutrientes.

    O ovo também é um alimento rico em proteína que deve ser incluído na dieta. Ele possui menos de 1 grama de carboidratos, pode ser preparado de diversas formas diferentes e prolonga a sensação de saciedade.

    Acesse nosso blog e encontre conteúdos valiosos sobre como manter uma vida saudável.