Blog Magnus

    4 dicas para sair do sedentarismo

    Por Magnus Personal Trainer em

    O sedentarismo é um estilo de vida em que a pessoa não pratica nenhuma atividade física e, portanto, gasta muito pouco a energia que tem em seu corpo.

    Entre as consequências desse comportamento baseado no pouco esforço do organismo estão o desenvolvimento de obesidade e doenças cardiovasculares.

    Em 2018, 47% dos adultos no Brasil eram sedentários. Esse número teve um salto alarmante para mais de 60% durante o período de pandemia de Covid-19.

    Colocar o corpo em movimento gera diversos benefícios como aumento da imunidade, diminuição da gordura corporal, preservação ou aumento da massa muscular, fortalecimento do sistema cardiovascular e melhora da saúde mental.

    Se interessou e quer sair agora mesmo do sedentarismo? Confira 5 dicas para começar a praticar atividades físicas e adquirir corpo e mente mais saudáveis.

    Boa leitura!

    Comece pelo básico

    Promova mudanças na rotina. Troque o carro por uma bicicleta ou estacione longe do trabalho e faça um trecho a pé. Caso utilize transporte público, desça antes do ponto de destino e complete o percurso por meio de uma caminhada.

    Sempre que possível, evite o elevador ou escadas rolantes. Utilizar as escadas comuns fortalece os músculos das pernas, melhora o condicionamento físico e cardiovascular, aumenta a massa muscular e queima calorias. Caso precise ir em um andar muito alto, percorra pelo menos um trecho pelas escadas fixas.

    Encontre uma atividade que lhe dê prazer

    Para abandonar o sedentarismo é essencial escolher alguma atividade esportiva que goste e tenha prazer em praticá-la. Isso aumenta as chances de adesão, da manutenção da motivação e de que o treinamento vire um hábito.

    Faça alguns testes e descubra do que gosta. Se não curte o ambiente de academia, talvez seja interessante começar com alguma atividade ao ar livre como caminhadas, corridas de rua ou ciclismo. Sem não houver prazer, a chance de desistência vai ser maior. Invista em algo que conceda motivação.

    Trabalhe com metas realistas

    Caso tenha ficado muito tempo parado desfrutando dos benefícios da tecnologia e sem fazer esforço físico, não adianta de um dia para o outro querer correr vários quilômetros ou eliminar 10 quilos durante apenas um mês.

    Comece aos poucos para evitar frustrações que levem a uma desmotivação ou, até mesmo, a lesões que o impeçam de praticar um esporte. Estabeleça pequenas metas que podem ser alcançadas dentro das condições atuais e comemore cada etapa vencida. Aumente os desafios quando sentir confiança.

    Crie uma rotina

    Uma das mais eficientes maneiras de abandonar de vez o sedentarismo é estabelecer uma rotina em que o exercício físico seja um compromisso. Tenha um horário para passear com o cão, fazer uma caminhada ou limpar a casa.

    É verdade que nem todo mundo gosta de rotina. Nesses casos, esse horário pode ser utilizado para fazer atividades diferentes a cada dia, porém, a disciplina para cumprir o objetivo deve ser mantida. Quando se estabelece um período do dia para alguma tarefa, a chance de desistência tende a ser menor.

    Essas partes do corpo costuma estar mais rígidas pela manhã, enquanto os músculos estão menos flexíveis, o que leva a uma falta de controle na coordenação motora, crucial para realizar uma boa corrida. Faça alongamentos e aquecimento antes de acelerar o passo e começar a correr pela manhã.

    Saiba mais

    Confira outros artigos em nosso blog. Entre em contato com o personal trainer Magnus pelo WhatsApp (46) 99103-6358.


%d blogueiros gostam disto: