Blog Magnus

    Qual a diferença de Bulking x Cutting

    Por Ex-Magnus Personal Trainer em

    Quem inicia na musculação sempre tem um objetivo a ser alcançado. Seja perder gordura, ganhar massa magra, adquirir resistência física ou, até mesmo, ter o corpo forte e definido como os bodybuilding, mas, para atingi-lo, é preciso esforço e disciplina.

    Além disso, saber como funciona o processo de ganho de massa e perda de gordura, ou, tecnicamente falando, as fases de bulking e cutting, que se referem justamente a esses dois ciclos.

    Bulking e Cutting

    É muito comum as pessoas que treinam pesado desejarem ganhar massa e perder gordura ao mesmo tempo, mas isso não é tão possível, a menos que se tenha uma genética privilegiada ou esteja iniciando na academia. Agora, aqueles que já praticam atividade física e possuem músculos desenvolvidos, mas ainda têm gordura corporal acumulada, a combinação não funciona.
    O indicado, muitas vezes, é ganhar peso (bulking) e, depois, eliminar a gordura (cutting). Conheça mais sobre estas duas etapas a seguir.

    O que é bulking?

    A etapa do bulking (volumoso em inglês) está relacionada ao ganho de peso para adquirir massa muscular, também conhecida pelos fisiculturistas como a fase off-season, fora do período de competição.
    Nesse momento é necessário consumir mais calorias do que o organismo é capaz de queimar, por isso há o acúmulo de gordura, para, assim, hipertrofiar, ou seja, adquirir volume muscular.
    Embora o bulking seja uma fase para ganhar peso, é importante dar preferência a alimentos saudáveis, que sejam ricos em proteínas, como:

    • Carnes magras;
    • Whey protein;
    • Laticínios light;
    • Ovos.

    Ademais, é indispensável inserir na alimentação carboidratos complexos, que vão ajudar no aumento de massa e energia para os treinos. Veja algumas opções:

    • Batata-doce;
    • Maçãs, bananas e morangos;
    • Feijão preto;
    • Iogurte Desnatado;
    • Lentilha;
    • Aveia;
    • Pão Integral;
    • Arroz integral.

    Pelo fato de essa etapa ser concentrada no ganho de peso, muitos acabam ingerindo alimentos altamente calóricos e esquecem da qualidade nutritiva. Por isso, é recomendável o acompanhamento de um nutricionista, para que ele possa indicar a dieta ideal, com proteínas e carboidratos adequados ao seu objetivo.

    O que é cutting?

    A etapa do cutting (corte em inglês) consiste na perda do excesso de gordura acumulada, procurando manter o máximo de massa adquirida no bulking. Para tanto, é importante reforçar o consumo de proteína, com o objetivo de evitar a perda de massa magra.
    A dieta será focada na baixa absorção de calorias a fim de que o corpo queime de forma progressiva o peso em excesso, com isso os músculos adquiridos ficarão mais visíveis e definidos.

    O treino deve incluir exercícios aeróbicos focados no emagrecimento e, na musculação, maior número de repetições e menor tempo de descanso entre as séries, sempre de forma intensa, para acelerar a queima de gordura.
    O tempo destinado a essa fase dependerá do percentual de gordura corporal que se deseja perder, além de outros fatores, como intensidade dos treinos e alimentação.

    Gostou deste artigo e quer saber mais? Então acesse nosso blog e fique por dentro. Caso você tenha alguma dúvida ou queira contratar os serviços do personal trainer Magnus, chamar no Whatsapp (46) 99103 6358.


%d blogueiros gostam disto: