Blog Magnus

    5 sementes para deixar sua alimentação ainda mais nutritiva

    Por Ex-Magnus Personal Trainer em

    Nossa saúde é nosso bem mais precioso, por isso os brasileiros têm buscado cada vez mais cultivar o hábito de comer alimentos saudáveis. Manter uma dieta balanceada muitas vezes é difícil, principalmente nos dias corridos de hoje, mas a verdade é que podemos incrementar nossos pratos com alimentos saudáveis e versáteis como as sementes. Neste artigo, vamos te mostrar 5 tipos de sementes que vão deixar sua alimentação ainda mais nutritiva.

    Os benefícios da ingestão de sementes no nosso dia a dia estão se popularizando cada vez mais, e por isso este grupo de alimentos está cada vez mais presente nas gôndolas dos mercados, em lojas especializadas e até mesmo nos restaurantes para serem incluídos nos nossos pratos no self service.

    As sementes são ricas em fibras, vitaminas, minerais e ômega 3, e por serem pequenas podem consumidas in natura na mistura com frutas e iogurtes, ou até mesmo junto com o arroz e feijão do almoço. Também podem ser moídas e transformadas em farinha, utilizadas na fabricação de pratos tanto doces quanto salgados, substituindo a tradicional farinha branca.

    Veja aqui 5 sementes que vão te ajudar a deixar sua alimentação ainda mais saudável!

    Sementes de abóbora torradas, derramando uma tigela amarela

    Abóbora

    Esta semente, que muitas vezes é descartada na cozinha no preparo de receitas, é conhecida por ser fonte de fibras, que fazem o intestino funcionar melhor, além de ajudar no controle da glicemia e no processo de emagrecimento. A semente de abóbora também é rica em vitaminas A (antioxidante) e E (protege de doenças cardiovasculares), e é fonte de potássio e ferro. Auxilia na saúde dos ossos e dos dentes.

    Gergelim

    O gergelim ajuda a diminuir os níveis de colesterol, é a maior fonte de cálcio dentre os vegetais (290mg em duas colheres de sopa da semente), e entre as mulheres pode auxiliar até no combate dos efeitos da temida TPM.

    Linhaça

    Ela é a mais popular quando se fala do uso das sementes para auxiliar na perda de peso, mas a linhaça ainda possui muitos outros benefícios. É rica em ômega 3 e promove o equilíbrio de lipídeos no sangue, diminuindo assim o risco de doenças cardiovasculares. A linhaça ainda merece destaque pela sua grande quantidade de fibras.

    Girassol

    Essa semente pode ser torrada e consumida em forma de aperitivo. É fonte de proteínas, de selênio (antioxidante) e de magnésio (controla a pressão arterial). O magnésio encontrado na semente de girassol contribui com a saúde dos músculos, já que funciona na descontração muscular.

    Chia

    Assim como a linhaça, a chia também é muito popular no uso culinário. Essa semente é uma das mais ricas em nutrientes e em fibras. Na sua preparação, a chia forma um gel que gera saciedade, auxiliando na perda de peso. É muito utilizada na preparação de vitaminas, e até mesmo em receitas veganas, pois o gel de chia pode substituir o ovo.

    Gostou deste artigo? Então acesse o nosso blog para ler mais ou entre em contato conosco pelo WhatsApp (46) 99103-6358 para conhecer o trabalho do Personal Trainer Magnus.