Blog Magnus

    7 dicas para melhorar a qualidade do seu sono

    Por Magnus Personal Trainer em

    Você sabe mensurar a importância de uma boa noite de sono no seu organismo? Mais do que simplesmente descansar e recarregar as nossas energias, dormir é fundamental para a manutenção da sua saúde física e mental.

    Para se ter uma ideia, é nesse intervalo que ocorre o fortalecimento do nosso sistema imunológico, ocorre a liberação de hormônios e ajuda na melhora da nossa memória. Os médicos indicam uma média de oito horas por noite de sono para que o corpo se restabeleça.

    Mas por que será que o simples ato de dormir é um problema para muitas pessoas? Fatores externos do nosso dia a dia acabam contribuindo para que tenhamos a dificuldade em manter um sono regular. Nesse post vamos te dar algumas dicas que podem te ajudar a ter uma qualidade de vida melhor.

    Sintomas que podem prejudicar o seu sono

    Saber se você tem uma qualidade de sono não é uma tarefa tão difícil, embora alguns casos possam ser mais delicados e precisem de um diagnóstico médico. Alguns sinais pode indicar que algo não vai bem com o seu organismo:

    – Demora em pegar no sono: por mais que esteja cansado (a), muitas vezes a gente bate na cama e não consegue dormir logo de cara, não é verdade? Mas por que isso ocorre? Várias razões podem fazer com que a mente não consiga se desconectar. Se você leva mais de 30 minutos para cair no sono profundo, e isso acontece com certa frequência, isso pode ser um indício.
    – Acordar durante a noite: quando dizemos que o ideal é ter oito horas de sono, isso deverá ocorrer de forma seguida, sem interrupções. Se você tem o hábito de acordar durante a madrugada, e até mesmo dificuldade em voltar a dormir, isso pode ser um sintoma.
    – Cansaço; quando dormimos, o normal é que a gente acorde revigorado, afinal é o momento de repor as nossas energias. Caso você já acorde cansado e com alta irritabilidade, isso é sinal que não dormiu o suficiente.
    – Variações de humor: o mesmo vale quando estamos sem energia, força de vontade, dificuldade de manter o foco, sonolência, certa lentidão, dificuldades de memorizar e alterações no humor. Por mais que não sejam necessariamente provocados apenas pela falta de sono, eles podem ser alguns sinais caso você não esteja tendo uma boa noite de descanso.

    Dicas para melhorar a qualidade na hora de dormir

    Ansiedade, depressão, alta carga de estresse, alimentação, distrações ao deitar na cama, sedentarismo são algumas razões pela qual o seu sono pode estar comprometido. Por isso, com essas dicas que vamos dar a seguir você poderá dormir melhor. Lembrando que caso isso persista, o ideal é que você procure uma ajuda de um profissional de saúde da área, como otorrinolaringologista, psicólogo e psiquiatra.

    Dormindo. Sonhos. Retrato de mulher. Garota de pijama abraçando um travesseiro, sobre um fundo amarelo

    1-Bebidas

    A ingestão em excesso de bebidas alcoólicas e cafeinadas (café, energéticos, refrigerantes) pode prejudicar o sono. Evite também o consumo delas a noite. As bebidas cafeinadas ficam presentes no corpo por até 12 horas. Já o álcool age como um estimulante, fazendo com que você possa querer acordar no meio da madrugada e tenha dificuldades de voltar a dormir.

    2-Eletrônicos

    Presentes quase que na maior parte do nosso tempo, os eletrônicos podem ser grandes vilões na hora de dormir. O excesso de exposição a luzes e estímulos provocados por esses equipamentos podem tirar o nosso foco e ocasionar na perda de sono.

    Se for assistir TV a noite, procure fazer isso na sala. Evite ter televisão no quarto, que é um ambiente que deve ser reservado para dormir. O hábito de ver deitado (a) na cama pode prejudicar nessas horas.

    O celular é outro que deve ser deixado de lado, de preferência longe de locais de fácil alcance para evitar aquela “espiadinha”. Caso isso não seja possível para você, ative, ao menos, a iluminação noturna de tela.

    3- Iluminação e temperatura ambiente

    Pode parecer bobagem, mas a iluminação do ambiente pode estar influenciando no seu sono. Evite luzes intensas algumas horas (pelo menos umas duas horas) antes de deitar. Caso goste de ler algum livro ou escrever antes de dormir, procure uma luz mais direta e suave. Isso poderá ajudar o corpo relaxar na hora de deitar.

    Na hora de dormir, o ideal é que o ambiente esteja completamente escuro. No entanto, há pessoas que sentem dificuldades em manter tudo apagado, principalmente quando se tratam de crianças e idosos. Se esse for o caso, procure manter uma luz indireta e fraca.

    A temperatura também influencia. Ambientes muito quentes ou muito frios podem gerar um incômodo. O melhor é estabelecer um clima agradável, entre 16 e 21 graus, com umidade relativa do ar variando entre 40% e 60%.

    4-Fumo

    Muita gente relaciona o consumo de tabaco apenas ao risco de doenças, mas ele também pode ser um vilão e estar relacionado a dificuldade de dormir. Fumantes regulares têm forte tendência a desenvolverem interrupções no sono, provocadas pela ansiedade e inquietação.

    5-Pratique atividades físicas

    Não só para garantir um estilo de vida mais saudável, atuando no controle do peso, a prática regular de atividade física ajuda na manutenção do sono. No entanto, ela deve ser feita até, no máximo, quatro horas antes de dormir.

    Esse cuidado é importante porque, caso o contrário, pode se tornar um problema. Quando estamos ativos, praticando um exercício ou esporte, o nosso corpo fica com bastante energia e isso pode atrapalhar e você ter dificuldade para relaxar.

    6-Horários regulares

    Assim como temos a nossa vida toda programada durante o dia com as nossas obrigações, com o sono isso não deve ser diferente. Crie uma rotina e estabeleça um horário regular para dormir. Isso vai ajudar o cérebro e o corpo a entender que aquele é o momento de relaxar.

    7- Tipo de colchão

    Sabia que até mesmo o local onde dormimos tem o poder de interferir na qualidade do nosso sono? Procure sempre dormir em uma cama, de preferência com um colchão confortável. Verifique se ele atende as exigências conforme o seu peso e altura.

    Gostou deste conteúdo? Se você é do tipo que não abre mão de um estilo de vida saudável, fique por dentro de outras dicas em nosso blog. Para dúvidas e contratar os serviços do personal trainer Magnus, entre em contato pelo nosso WhatsApp: (46) 99103-6358.