Blog Magnus

    5 dicas para manter sua rotina de treino durante o inverno

    Por Magnus Personal Trainer em

    Praticar exercícios faz muito bem para a saúde. Seja caminhada, fazendo alongamento ou indo à academia, se manter ativo é muito importante para o corpo. Se o clima estiver favorável para poder se exercitar melhor ainda.

    Porém, e naqueles dias onde se torna um pouco mais difícil manter a rotina de treinos? Quando o tempo amanhece chuvoso ou muito frio? Parar o treinamento não é bem a melhor escolha, já que quebrar o rimo pode prejudicar todo o desempenho conquistado.

    Esses climas desanimadores geralmente acontecem durante o inverno, onde muito preferem ficar recolhidos em casa do que praticar qualquer tipo de atividade. Mas aqueles que possuem uma rotina de treinos preferem se manter ativos mesmo nesses períodos.

    Porém, é importante saber qual a melhor maneira de continuar essa rotina de exercícios físicos sem que um clima desagradável possa atrapalhar. E independente de que exercício for praticado, algumas dicas podem ajudar a manter o ritmo.

    Mantendo a rotina de treinos

    Para ajudar a afastar a preguiça e não prejudicar o ritmo dos treinamentos, algumas sugestões podem ser muito úteis e servir de estimulo para aqueles que desanimam nesses tempos mais desagradáveis.

    1. Uma das dicas mais importante para manter o treinamento no inverno é colocar uma quantidade maior de roupas, mas nada que possa ficar muito pesado ou exagerado. O ideal é adotar um vestuário em camadas, em que algumas peças podem ser fáceis de retirar quando começar a transpirar. Meias especiais, luvas e gorros são algumas sugestões;
    2. Realizar exercícios de alongamento antes dos treinos é importante para poder aquecer os músculos e deixa-los menos rígidos, podendo assim evitar o risco de lesões devido ao tempo frio;
    3. Fazer treinamento com companhia de alguém pode ajudar ainda mais a motivar a prática de exercícios. Isso permite manter o foco e não desanimar devido a falta do tempo ideal;
    4. Definir metas a serem atingidas com os exercícios até a chegada do verão é uma ótima maneira de conseguir se manter ativo no inverno. Elas podem ser desde perder peso, diminuir os níveis de colesterol ou ganhar mais condicionamento físico. Procurar ajuda de profissionais para ajudar a cumprir as metas torna esses objetivos ainda mais fáceis;
    5. Definir um horário novo para começar a treinar ajuda a se adaptar melhor ao clima indesejável. Caso a rotina permita essa mudança, uma boa opção é conciliar os exercícios a outras atividades do dia. E ajuda a dar mais disposição para os treinos.

    Busque por inovação

    Exercícios físicos não são uma obrigação e ninguém deve se levar ao limite por isso. Essa deve ser uma atividade prazerosa, que só deve trazer benefícios ao corpo. Portanto, caso certas atividades não possam ser possíveis de praticar, inove.

    Procure realizar outros tipos de atividades físicas que podem ser tão úteis quando as que são praticadas. E existem várias alternativas que podem ajudar nessa substituição como pilates, yoga, dança, lutas, entre outros.

    Treinar no inverno queima mais calorias

    A exposição do nosso corpo ao clima frio faz com que ele queime mais energia para manter o equilíbrio da temperatura, tornando nosso metabolismo mais acelerado e queimando mais calorias para conseguir gerar mais calor. Ou seja, o clima frio pode ajudar a emagrecer.

    Se você deseja saber mais sobre a prática de atividades físicas, leia os artigos do blog. Em caso de dúvidas, caso queira entrar em contato ou contratar os serviços do personal trainer Magnus, chame pelo WhatsApp (46) 99103-6358.