Blog Magnus

    5 consequências da má postura

    Por Magnus Personal Trainer em

    Observar a postura para estar sempre com a coluna alinhada pode evitar uma série de problemas que decorrem de posturas erradas e que podem prejudicar muito o corpo e a qualidade de vida. Mas você sabe quais são as principais consequências da má postura?

    Este artigo irá trazer 5 consequências da má postura para que você possa entender os riscos de negligenciar a postura e ficar mais atento no seu dia a dia.

    consequência da má postura - Magnus Personal Trainer

    1. Fadiga

    Uma das principais consequências da má postura é a fadiga. Quando seu corpo não está em uma posição adequada, as articulações e músculos são atingidos e fazem um esforço adicional. Com isso, a tendência é que você sinta maior fadiga, porque a energia vai estar comprometida, bem como o nível de concentração vai ser reduzido.

    Essa consequência afeta diretamente o rendimento e a produtividade, o que atrapalha o desempenho profissional e de estudo, já que faz com que você não realize atividades importantes com o entusiasmo e empenho que normalmente teria.

    2. Dores na lombar

    Outra consequência muito forte da má postura é em relação à lombar, pois o surgimento de dores é comum nesses casos. A lombar é uma região da coluna que recebe maior tensão quando você fica um tempo longo sentado com má postura.

    Por isso, cuidar da posição em que você está sentado é sempre fundamental para evitar o surgimento de dores na lombar, que podem irradiar para outras regiões, inclusive para os braços e pernas.

    3. Surgimento de lesões

    A má postura também pode ser responsável por facilitar o surgimento de lesões, principalmente quando você fica muito tempo parado na mesma posição. Algumas pessoas estão mais expostas a esse tipo de consequência, como pessoas que trabalham a maior parte do dia sentadas ou quando a atividade profissional requer uma mesma posição, como no caso de técnicos laboratoriais.

    Nesse caso, a má postura pode acarretar até mesmo o surgimento de hérnia de disco, que afeta a coluna cervical e causa muitas dores.

    4. Dores no pescoço e na cabeça

    Além das dores da cervical e na lombar, a má postura pode ter outras consequências, como a dor no pescoço e na cabeça. Isso porque, quando você permanece determinado tempo em uma posição que não é a ideal, é comum o surgimento de tensão muscular, principalmente nos ombros e pescoço.

    A consequência disso é o aparecimento de dores, que podem inclusive atingir a cabeça, no caso de cefaleia tensional.

    5. Insônia

    Por fim, mais uma consequência muito comum da má postura é a insônia. Você pode ter problemas para dormir e ter comprometimento da qualidade do sono em decorrência da postura errada.

    Isso pode acontecer também em razão das dores que são provocadas pela má postura: no final do dia, quando o corpo relaxa, as dores podem ganhar intensidade, o que vai impedir que a pessoa durma com tranquilidade e qualidade. Portanto, cuidar para não ter uma má postura é algo indispensável para ter melhora na qualidade de vida e evitar uma série de problemas.

    Acesse nosso blog agora mesmo e conheça outros artigos para saber ainda mais sobre esse o outros assuntos. Se tiver dúvidas, WhatsApp: +55 46 99103-6358.


%d blogueiros gostam disto: