Blog Magnus

    Saiba como evitar o efeito sanfona

    Por Magnus Personal Trainer em

    O efeito sanfona acontece quando ficamos em uma constante sequência de emagrecer e engordar. O problema é que isso prejudica a nossa pele, surgindo estrias, além de causar desânimo. Então, é importante criar uma boa rotina, investindo na sua saúde e mantendo seu peso.

    Além disso, é uma reclamação recorrente para quem perdeu peso e chegou ao resultado que gostaria, porque manter é outro desafio. Portanto, o melhor é ter auxílio profissional em questões como alimentação, atividade física e se manter motivado.

    Veja!

    Tenha uma boa frequência de alimentação

    Ficar muito tempo sem comer pode ser um detalhe que faz toda a diferença para quem está sofrendo o efeito sanfona. Isso acontece porque quando ficamos muito tempo entre as refeições, tendemos a pensar em alimentos não muito bons para a saúde e objetivos.

    É como aquele raciocínio de não ir ao supermercado com fome, porque costumamos comprar aquilo que desejamos comer no momento. Dessa forma, para evitar que você pense em comidas muito calóricas porque tem fome o tempo todo, é recomendado aproximar o tempo das refeições.

    Comer de 3 em 3 horas é uma alternativa, a fim de conservar o estado de saciedade e não ficar pensando em comer de novo. Quando a fome se aproximar você já está preparando outra refeição saudável, portanto fica mais simples controlar quantidade e qualidade dos alimentos.

    Saiba escolher bons alimentos para evitar o efeito sanfona

    Todos os alimentos que ingerimos fazem total diferença em como vamos nos sentir ao longo do dia. Por exemplo, beber água é fundamental para manter o corpo hidratado e saudável. Sem contar que a sede pode ser confundida com a fome e prejudicar nosso processo de emagrecimento.

    Outro ponto importante é que exagerar nos carboidratos pode ser uma ilusão. Afinal, eles trazem uma saciedade momentânea, além de se transformarem em gordura corporal. Por outro lado, alimentos ricos em proteínas e fibras trazem saciedade e auxiliam no processo de emagrecimento.

    Então, um dos aspectos imprescindíveis para evitar o efeito sanfona é adequar qualidade e qualidade dos alimentos. Daí a importância de contar com auxílio profissional na criação do seu cardápio, bem como optar por comidas mais naturais.

    Pratique atividade física

    Por fim, não podemos evitar outro dos pilares de uma vida saudável e da perda de peso, que é a atividade física. O efeito sanfona pode ser evitado porque os exercícios diários promovem regulação de hormônios, do nosso metabolismo e claro a perda de gordura.

    Outro ponto interessante é que conseguimos mais incentivo para manter a dieta. Isso porque as atividades ajudam a trazer o resultado estético, moldando a musculatura e curvas do corpo. Com isso, é mais fácil manter o controle mental e a dieta em dia.

    Se você sofre com o efeito sanfona precisa ter atenção para todos os aspectos que citamos aqui. Sabemos que há um desgaste mental quando o assunto é engordar e emagrecer com frequência. Então, procure ajuda profissional e invista em uma mente saudável também. Assim fica mais fácil manter seu peso e resultados que tanto busca.

    Quer contratar os serviços do personal trainer Magnus? Entre em contato pelo WhatsApp!