Blog Magnus

    A importância de fazer a caminhada todos os dias

    Por Magnus Personal Trainer em

    A caminhada é um exercício físico que acabou ganhando popularidade ao longo dos anos, devido à facilidade da sua prática: não é necessário ter nenhum tipo de habilidade especial para se tornar um praticante de caminhada. Além disso, seus custos são reduzidos.

    Ademais, pelo fato de ser uma atividade desempenhada em vias públicas, ela pode ser executada em qualquer horário do dia, abrindo espaço para uma flexibilidade que muitos outros exercícios, feitos em espaços como academias, acabam não oferecendo.

    A caminhada é um exercício para todos

    Também vale ressaltar que a caminhada é um exercício que não conta com restrições relacionadas à idade, sendo, inclusive, recomendada para idosos que desejam fortalecer a musculatura das pernas. Portanto, podemos afirmar que sua prática regular traz efeitos perceptíveis no corpo humano.

    Nesse sentido, o mais óbvio seria falar a respeito da melhora do condicionamento físico. Entretanto, existe uma série de outros fatores que podem ser beneficiados pela prática da caminhada, ainda que ela dure somente alguns minutos.

    A seguir, esses benefícios serão explorados em maiores detalhes.

    A importância de fazer caminhada todos os dias

    Para além dos efeitos causados na musculatura, a caminhada também é benéfica para a mente. Durante essa atividade física o corpo libera endorfina, um hormônio responsável por causar a sensação de alegria e de relaxamento. Ao praticar exercícios, a produção desse hormônio é automática e, consequentemente, a sensação de bem-estar é ampliada.

    Isso é potencializado pelo fato de que a caminhada é praticada em áreas externas e, portanto, possibilita o contato com espaços bonitos da cidade, como parques e jardins. Dessa forma, ela traz benefícios para a saúde mental também, por proporcionar esse contato com a natureza.

    Os benefícios da caminhada segundo a ciência

    É possível perceber que a caminhada é capaz de deixar o cérebro humano mais saudável. De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Illinois , nos Estados Unidos, desempenhar essa atividade diariamente ajuda no sentido de reduzir os problemas de memória e de atenção que surgem conforme a idade avança.

    Assim, os pesquisadores em questão chegaram à conclusão de que a caminhada possui um efeito antienvelhecimento no organismo. De acordo com isso, quando se observa os efeitos que ela tem nos aspectos físicos dos seus praticantes, isso pode ser constatado com clareza.

    Primeiramente, vale ressaltar que a caminhada ajuda bastante a melhorar a circulação de quem a pratica. De acordo com um estudo feito pela Universidade de São Paulo , praticar essa atividade durante 40 minutos diários reduz a pressão arterial e aumenta o fluxo de sangue, por fazer com que os vasos sanguíneos se expandam.

    Outro ponto que merece destaque é a melhora dos aspectos pulmonares, visto que as trocas gasosas passam a ser mais poderosas uma vez que a atividade é desempenhada com frequência. Portanto, as impurezas acabam abandonando o pulmão e deixando-o livre de poeira e de catarro.

    Para saber mais sobre este tema e outros ligados às rotinas de exercício, acesse nosso site para ler outros artigos e entre em contato pelo WhatsApp para contratar os serviços de personal trainer!