Blog Magnus

    6 dicas de exercícios para quem trabalha sentado

    Por Magnus Personal Trainer em

    Passar longas horas sentado pode causar uma série de problemas de saúde. Um estudo conduzido recentemente na Universidade de Liverpool John Moores mostrou, inclusive, que o fluxo sanguíneo do cérebro cai quando as pessoas passam 4 horas seguidas sentadas. Isso pode ser prejudicial à saúde em diversos aspectos.

    Considerando a popularização dos modelos híbrido e home office de trabalho, esse é um assunto que merece nossa atenção especial.

    Mas afinal, como driblar esse problema?

    Primeiramente, é indicado que o trabalhador faça pequenas caminhadas ao longo do dia – mesmo sem sair de casa. Se morar em sobrado, por exemplo, ele pode aproveitar para subir e descer as escadas algumas vezes ao longo do dia. Essas “quebras” na rotina, além de serem benéficas à saúde, também contribuem para a produtividade no trabalho.

    Separar um momento da rotina para realizar alguns exercícios, principalmente para fortalecimento do core é importantíssimo. A seguir, veja exercícios indicados para quem trabalha sentado.

    6 dicas de exercícios para quem trabalho sentado

    1. Extensão e flexão de tornozelos

    Para fazê-lo é simples. Na posição sentado, acione a região abdominal e deixe as pernas esticadas. Depois, flexione e estenda ambos os tornozelos. Faça uma média de 3 séries de 15 repetições.

    2. Adução de quadril

    Também é realizado sentado. Basta colocar um objeto confortável e preferencialmente cilíndrico entre um joelho e outro e pressioná-los na região de dentro da coxa.

    3. Prancha alta

    Para fazer, basta acionar glúteos e abdômen e ficar com a postura ereta, com as duas mãos apoiadas no chão ou colchonete. Para dificultar o exercício, pode esticar uma perna para cima enquanto faz, alternando-as.

    4. Shoulder tap

    Muito similar à prancha alta, com o adicional do ombro. Nele, você deve tocar alternadamente nos ombros.

    5. Extensão de joelhos

    Sentado, estenda uma perna e flexione-a e depois volte à posição original. Faça uma por vez.

    6. Flexão plantar

    Coloque ambos os pés do chão e flexione o tornozelo. Depois, tire o calcanhar do chão, alongando a panturrilha.

    Aposte no treinamento personalizado para melhores resultados

    Se você trabalha sentado por longas horas, o mais recomendado é contar com auxílio personalizado na hora de montar a sua rotina de exercícios.

    Isso porque, como vimos ao longo deste artigo, passar muitas horas na mesma posição pode trazer prejuízos no longo prazo, mesmo para quem ainda é jovem.

    Além do mais, a prática de exercícios sem planejamento e/ou sem conhecimento sobre execução e cargas corretas pode acabar intensificando alguns problemas, especialmente quanto à sobrecarga na coluna e articulações do corpo. Diante de todas essas condições, é indicado contar com auxílio personalizado.

    Aproveite que já está por aqui para conhecer mais sobre os serviços do personal trainer Magnus. Ele desenvolveu uma metodologia que envolve avaliação física, prescrição de exercícios personalizados e orientação de como executar o treinamento com acompanhamento. Dessa forma, você garante eficiência e segurança na prática de suas atividades.

    Para conhecer mais sobre o serviço ou ler outros artigos sobre temáticas como essa, acesse também o nosso blog.