Blog Magnus

    Proteínas que ajudam a ganhar massa muscular

    Por Magnus Personal Trainer em

    Quando o assunto é entrar em forma e manter-se saudável, uma dieta equilibrada é tão importante quando a prática de exercício. Isso porque, uma dieta rica em nutrientes, por exemplo, lhe dará a energia necessária para manter a rotina na academia e ainda finalizar o dia com fôlego.

    Comer adequadamente, também pode lhe ajudar a perder peso, além de ganhar massa muscular. Nesse último caso, as proteínas possuem papel de protagonistas, sendo indispensáveis para a conquista dos resultados esperados.

    Mas, afinal, quais proteínas realmente podem me ajudar rumo a esse objetivo? Para descobrir, fique conosco até o final deste artigo, combinado?

    High protein food for body builders as meat, fish, dairy, eggs, buckwheat, oatmeal, nuts, bean, pumpkin seed and sunflower seed. Top view.

    Quanta proteína é preciso consumir para ganhar músculos?

    A IDR (Ingestão Diária Recomendada), regulamentada pela Anvisa, é de 50 gramas para adultos saudáveis (menos para mulheres grávidas). No entanto, essa é apenas a quantidade mínima indicada para que todas as exigências feitas pelo seu organismo sejam supridas.

    Digamos que, se o seu desejo é apenas manter a sua massa, está tudo bem permanecer nesses parâmetros. Entretanto, se o seu objetivo é ganhar massa muscular é preciso aumentar esse consumo consideravelmente.

    No caso de indivíduos que praticam exercícios de alta intensidade muitas vezes na semana, por exemplo, a necessidade proteica pode mais que dobrar se comparado com alguém da mesma idade, mas menos ativo.

    Mas, isso significa que posso comer quanta proteína eu quiser?

    Bem, na verdade, não. Ingerir proteína em doses exageradas pode levar à desidratação, indigestão, náusea e até mesmo problemas mais simples, como o mau hálito.

    Além do mais, quando o consumo é demasiado, o corpo pode não conseguir utilizar as propriedades da proteína de maneira eficiente, causando, em alguns casos, estresse nos rins e no fígado.

    Segundo a revista de saúde da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, pode ser difícil definir quanto de proteína é demais para o corpo, já que as necessidades podem variar de indivíduo para indivíduo. Logo, o mais indicado é consultar um especialista que lhe ajude a chegar em um número mais certeiro.

    Conheça proteínas excelentes para o ganho de massa

    Para ganhar massa muscular é preciso investir nos alimentos certos. Abaixo, listamos uma série de proteínas excelentes para você começar a consumir hoje mesmo, caso esse seja o seu objetivo. Acompanhe:

    Ovos

    Cada ovo possui cerca de 6 gramas de proteína, além de gorduras saudáveis e vitaminas do complexo

    Queijo cottage

    O queijo cottage também é uma incrível fonte de proteínas, contendo cerca de 25 gramas por porção. Além disso, ele contém cálcio, que é fundamental para o organismo e ossos.

    Salmão

    O salmão é um peixe considerado “gordo”, sendo rico em proteínas e ômega 3, que podem contribuir, e muito, para o crescimento muscular.

    Frango

    O frango é uma proteína de fácil acesso e com uso amplo na culinária. Uma porção costuma ter cerca de 26 gramas desta macromolécula, sendo um dos alimentos favoritos de quem pretende ganhar massa muscular.

    Tofu

    Quem não consome carne ou qualquer outro produto de origem animal também pode investir no consumo de proteínas. Feito de soja, o tofu também é uma importante fonte de cálcio.

    No final das contas, lembre-se que ganhar músculos é uma meta de longo prazo. Por isso, tenha paciência e procure por profissionais que podem lhe ajudar nesse processo.
    Se você gostou deste artigo, acesse nosso site e confira mais conteúdos como esse. Agora, se você possui alguma dúvida, não pense duas vezes e entre em contato.