Blog Magnus

    Outono: A época da colheita saudável!

    Por Ex-Magnus Personal Trainer em

    Como já é Outono, a mudança do clima representa uma nova “safra” para diversas verduras, legumes e frutas, sumidas em outras estações! Nenhuma época do ano é mais propícia para uma boa safra como agora! A segunda estação da temporada, que iniciou-se no último dia 20 de março e vai até 20 de junho, é onde ocorrem as grandes colheitas.

    Por causa da temperatura mais amena, as folhas e frutas, que já estão bem maduras, começam a cair no chão naturalmente. Por isso também é conhecida como a “estação das frutas”, devido à grande variedade de iguarias encontradas no período.

    “Frutas da época são mais doces, enquanto as verduras apresentam coloração mais viva e aromas mais intensos. Como são colhidos em seu ponto alto de sabor e nutrientes, os alimentos sazonais são mais saudáveis e dão excelentes resultados na cozinha. Por isso devemos montar a nossa alimentação sempre utilizando os alimentos da época”, destacou a chef de cozinha, Lara Brittes.

    OBS: Não se esqueça que o Brasil é um país imenso e que os produtos sazonais variam de acordo com a região e o clima do país. Para se beneficiar da sazonalidade, faça uma lista de produtos em alta x meses do ano para suas devidas compras.

    Veja uma lista com 10 alimentos perfeitos para o outono e monte sua listinha de supermercado!

    Abacate: Rico em gorduras monoinsaturadas e fibras, ajuda a controlar o colesterol, melhora o sistema circulatório e a pele. Contém ácido fólico, que auxilia na prevenção de efeitos congênitos (que nascem com a pessoa), e potássio, indicado para inchaços, fadiga, depressão, problemas cardíacos e derrames.

    Abobrinha: Encontrada de março a maio, é fonte de vitaminas do complexo B e possui poucas calorias.Contém também minerais como fósforo, cálcio e ferro.

    Batata-doce: É fonte de potássio e cálcio, importantes na formação de ossos, contração muscular e na diurese.

    Beterraba: Amelhor época para adquiri-las é de março a maio. Sua cor vermelho-arroxeada deve-se à presença da betalaína, um corante que é importante antioxidante. Ela contém betacaroteno (um precursor da vitamina A), B1, B2, B5, e apresenta ainda minerais como o cálcio, sódio, fósforo e o silício, que é parte integrante do colágeno; e o zinco, que juntamente ao o ferro e o cobre ajudam na formação de glóbulos vermelhos. 

    Caqui: Érico em fibras e vitaminas A, C, B1 e B2. Possui cálcio e ferro. A fruta é considerada um antioxidante por combater os radicais livres (relacionados ao envelhecimento precoce, a alguns cânceres, entre outras doenças).

    Kiwi: São encontrados facilmente a partir de abril. É uma fruta rica em vitamina C, E e potássio. Fonte de pectina, uma fibra que ajuda a controlar o nível de açúcar e colesterol no sangue. Tem efeito laxativo. Pode-se utilizá-lo como amaciante de carnes, por sua acidez.

    Laranja: Rica em vitamina C, cálcio, fósforo e ferro, melhora a imunidade e apresenta vários antioxidantes, que ajudam a reduzir o colesterol, as inflamações e a bloquear as células cancerígenas.

    Maracujá: Possui alto valor nutritivo. Rica em vitamina C e vitaminas do complexo B (B2 e B5), a fruta contém também quantidades razoáveis de sais minerais como ferro, cálcio e fósforo. Funciona como um calmante suave. As suas sementes são poderosos vermífugos.

    Fonte: Conquiste Sua Vida.

    Deixe um Comentário

    Seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


%d blogueiros gostam disto: