Blog Magnus

    Porque perco peso e minha barriga não diminui?

    Por Magnus Personal Trainer em

    A gordura abdominal é uma das mais complicadas para eliminar durante o processo de emagrecimento. Apesar de a sua eliminação ser encarada como um fator estético no princípio, seu acúmulo pode trazer complicações para a saúde em longo prazo, sendo um motor de desenvolvimento para doenças cardiorrespiratórias, diabetes tipo 2 e até mesmo câncer.

    A atividade física, combinada com uma boa alimentação, ajuda a reduzir a “saliência” da barriga em roupas mais justas e pode trazer um conforto maior na rotina semanal. No entanto, mesmo seguindo todos os passos necessários para sua eliminação, algumas pessoas ainda sofrem com a persistência da barriga se manter praticamente intacta.

    Veja quais são os principais motivos para isso acontecer e como você pode corrigi-los.

    mulher se pesando - Magnus

    Porque perco peso e minha barriga não diminui?

    A maioria da população brasileira, ao procurar orientações de profissionais da educação física para mudança de hábitos e perda de peso, tem o foco na perda da gordura abdominal, sendo um fator de incomodo para muitos deles. No entanto, apesar da motivação desses principiantes, alguns equívocos pelo meio do caminho podem fazer esse objetivo permaneça longe de ser alcançado, levando algumas pessoas a desistir de seguir apostando na vida saudável.

    A falta de mudança no tamanho da barriga pode estar ligada diretamente aos novos hábitos alimentares praticados de maneira errada. Um dos principais fatores para a resistência da gordura abdominal está na total eliminação de carboidratos da dieta e refeições com valores calóricos abaixo do recomendado.

    Tendo sido o grande vilão da vida desregrada, o carboidrato parece se tornar um inimigo em potencial em quem pensa em emagrecer, eliminando 100% sua presença entre as refeições e fazendo o corpo ter que estocar gordura para manter os bons índices glicêmicos. Como consequência — e caso você queira furar algum dia da dieta — seu corpo vai receber o carboidrato de maneira errada, fazendo com que ele não seja eliminado por meio de exercícios e tampouco alimentação, afinal o organismo não sabe quando irá receber esse potencial energético novamente.

    Com a extinção dos valores diários do carboidrato da dieta, é comum que essas pessoas também diminuam o consumo de comida, algumas delas chegando a consumir menos de 400g por refeição, mesmo combinando a rotina com exercícios físicos de alto impacto. Se você passa por esse tipo de situação, não deixe de relatar esse caso para o personal trainer ou até mesmo o nutricionista, é necessária uma mudança de pensamento antes de a corporal fazer efeito.

    Metabolismo lento e abusos calóricos também contribuem para o quadro

    O metabolismo é um importante conjunto de reações que ocorrem em nosso organismo, fazendo com que ele se torne um dos principais auxiliares para a perda de peso e gordura de maneira saudável. Embora algumas pessoas já tenha um metabolismo mais lento naturalmente, esse componente pode perder forças conforme a idade avança, ficando mais difícil de eliminar a gordura abdominal.

    Dessa maneira, é importante que se realize exercícios combinados para a ativação do metabolismo basal, ou seja, perder horas fazendo apenas musculação não dará o resultado esperado para a barriga, é preciso combinar e dar preferência também a prática do aeróbico, principalmente a famosa corrida na esteira. Esse é um fator que deve ser observado inclusive por mulheres em idade de menopausa, sendo fortes candidatas a reter gordura abdominal.

    Outro fator que prejudica a eliminação da barriga é ingerir alimentos e bebidas alcoólicas em excesso durante aquela escapadinha da dieta. Mesmo que pareça inofensivo comer muito (e mal) por um dia ou fim de semana, esse abuso pode prejudicar a resposta do metabolismo durante a eliminação da gordura, causando inchaços, desconfortos e a volta do ganho de peso.

    Nesse caso, é necessário ter atenção ao que se come e o quanto se come, evitando abusos desnecessários para o corpo e ocasionando em um problema maior no futuro.

    Gostaria de saber mais sobre a perda de gordura abdominal? Entre em contato diretamente comigo para montarmos um treino dedicado a você! Pode me chamar no WhatsApp (46) 99103-6358.