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    7 Dicas para um Emagrecimento Duradouro que ninguém nunca te contou

    Por Ex-Magnus Personal Trainer em

    Se você sair na rua e perguntar às pessoas se elas estão contentes com o próprio corpo, a maioria dirá que não. Isso acontece porque muitos brasileiros estão em busca do emagrecimento e, nessa procura, acabam caindo em dietas da moda ou em remédios que prometem milagres.

    Mais da metade dos brasileiros está com sobrepeso

    Para se ter uma dimensão do problema, uma pesquisa realizada por uma empresa especializada em consumo, a Nielsen Holding, mostra que 12% dos brasileiros recorrem a medicamentos para tentar emagrecer. Na prática, o Brasil se torna o maior consumidor de remédios desse tipo, na América Latina.

    Além da insatisfação com o próprio corpo, os dados do Ministério da Saúde, de 2018, revelam que 55,7% da população adulta do país está com sobrepeso e outros 19,8% são obesos. Esses fatores também influenciam o aparecimento de doenças, como diabetes e hipertensão.

    Dicas de emagrecimento saudável

    Afinal, existe uma receita secreta para o emagrecimento duradouro?

    Se a proposta é emagrecer de forma permanente, o que está em jogo é a mudança de hábitos. Isso não inclui apenas uma reordenação da alimentação, mas outros hábitos saudáveis, como repouso, prática de exercícios físicos e atividades de lazer.

    1. Vá com calma: o emagrecimento duradouro não acontece da noite para o dia. Por isso, muito cuidado com dietas que prometem a perda de 10 kg em uma semana, pois você pode ganhar novamente todo o peso que perdeu.
    2. Não caia na besteira de cortar todas as coisas que você gosta: caso tenha o hábito de comer carboidratos, como pães, doces e massas, não ache que cortar esses alimentos é suficiente para o emagrecimento. É preciso, no entanto, reordenar a alimentação para diminuir o consumo desses alimentos e incluir mais frutas e legumes.
    3. Moderação é palavra-chave: o emagrecimento saudável é resultado de uma reestrutura de vida que inclui, também, controle do estresse e da ansiedade. Veja quais são os momentos em que costuma comer mais e quais são os fatores que levam a isso. Se possível, tente aliar o processo de emagrecimento com a terapia.
    4. Coma mais vezes em casa: sabemos que a rotina do século XXI nem sempre permite que façamos as refeições em casa. Quando tiver um tempo, porém, reserve esse momento para cozinhar. Além de ser uma atividade relaxante, preparar a própria comida é uma forma de selecionar melhor os ingredientes e de retirar os alimentos ultraprocessados do dia a dia.
    5. Beba bastante água: na pressa, podemos nos esquecer de tomar água regularmente. Uma boa solução é carregar uma garrafinha de água na bolsa ou mochila. Em alguns casos, a sensação de fome pode ser desidratação.
    6. Varie a alimentação sempre que possível: lembre-se que você não precisa parar de comer nada, basta apenas saber escolher de forma correta. Por exemplo, na hora do almoço, é mais saudável optar por arroz, feijão, carne e salada preparados com temperos frescos, do que comer pizza pronta na lanchonete do trabalho.
    7. Usar menos o carro faz diferença: não dá para dispensar a importância do automóvel no dia a dia, mas é possível diminuir a sua utilização. O seu corpo e o meio ambiente agradecem. Ir ao trabalho de bicicleta é uma realidade muito comum em países da Europa, por exemplo. O hábito também cria demanda para a definição de políticas públicas do setor.

    Lembre-se: não há emagrecimento saudável sem exercícios físicos

    Os exercícios físicos não auxiliam apenas no emagrecimento, mas trazem benefícios que impactam a qualidade de vida, de modo geral. Caso seja difícil começar, não hesite em procurar auxílio profissional. Os métodos desenvolvidos por um personal trainer, por exemplo, levam em consideração o seu biotipo físico, as suas metas e os seis hábitos de vida.

    Quer saber mais? Entre em contato conosco pelo WhatsApp (46)99103-6358 e tire suas dúvidas. Aproveite, também, para ler outras matérias do blog!


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