Blog Magnus

    Exercício Funcional: dicas de como fazer

    Por Magnus Personal Trainer em

    Modalidade de exercício físico que tem se tornado cada vez mais popular e ganhado mais adeptos, o treinamento funcional é versátil, prático e dinâmico, sendo muito procurado por aqueles que não se sentem muito confortáveis ou apresentam dificuldade de frequentar as salas de musculação.

    Como os exercícios funcionais são baseados em movimentos e atividades do cotidiano, como correr, levantar, pular, agachar, dentre outros, a sua prática se aplica a qualquer ambiente.

    Podendo ser realizado por qualquer pessoa, de qualquer faixa etária, desde que haja o acompanhamento de um profissional de educação física, o treinamento funcional envolve vários grupos musculares, permitindo uma melhora do condicionamento físico, da resistência e da força muscular.

    Entenda um pouco mais sobre o exercício funcional e dicas de como praticá-lo.

    mulher exercício funcional - Magnus Personal Trainer

    Em que consiste o exercício funcional?

    Como dito, um exercício funcional se baseia em movimentos e atividades realizados no dia a dia, com a simulação de treinos que buscam trabalhar diferentes grupos musculares do corpo simultaneamente. O objetivo é desenvolver a coordenação motora, força, equilíbrio e flexibilidade.

    Ele é realizado, basicamente, a partir do uso do peso do próprio corpo, embora alguns acessórios possam ajudar no treinamento, como halteres, elásticos, polias ou bolas.

    O foco de um treino funcional completo é trabalhar o corpo do praticante de uma maneira que o possibilite realizar tarefas cotidianas em posições que são próprias da vida real.

    A seleção dos exercícios que compõem o treinamento funcional vai variar de acordo com a sua funcionalidade, a partir de um circuito estabelecido pelo profissional, que leva em consideração as características do indivíduo e os seus objetivos.

    Agachamento, prancha e abdominal

    Dentre os exercícios funcionais mais comuns e conhecidos, os agachamentos são um dos mais praticados. Além de fortalecer o core, eles trabalham os membros inferiores, como quadríceps e glúteos, podendo ser feitos a partir do uso do peso do próprio corpo ou com o auxílio de halteres.

    Para que o agachamento seja realizado de forma correta, é muito importante assegurar que os pés estejam posicionados para frente e afastados entre eles. Os braços devem ser esticados para frente, na largura dos quadris. Se for utilizado o halter, ele deve ser segurado sempre na frente do corpo.

    Na sequência, o abdômen deve ser contraído e o praticante deve se agachar e voltar para a posição inicial em movimentos repetidos, pelo tempo orientado pelo instrutor.

    A prancha, por sua vez, é um excelente exercício para proporcionar estabilidade ao ombro e rigidez do core, correspondente aos músculos da região abdominal, lombar e pélvica, responsáveis pela garantia de estabilidade da coluna.

    Para a efetiva realização da prancha, o praticante deve se deitar de barriga para baixo e com as pernas bem esticadas, mantendo a coluna bem ereta. As mãos ou os cotovelos, bem como as pontas dos pés, devem estar apoiadas sob o chão, em uma posição que deve se manter por um período de 30 segundos.

    Embora grande parte dos exercícios funcionais envolvam e trabalhem a região do abdômen, também é importante realizar abdominais, para que esse músculo seja trabalhado de forma mais individualizada.

    No abdominal completo, a pessoa deve se deitar no chão e flexionar as pernas, de modo que os pés estejam fixos no chão, com as solas dos pés encostadas no solo. Na sequência, deve-se levantar-se completamente do chão, em movimentos repetidos de volta à posição inicial.

    Ondulação com corda naval

    Outro exercício bastante praticado nos circuitos funcionais é a ondulação com corda naval, que aumenta a resistência do core e favorece o condicionamento físico.

    Nesse exercício, a pessoa deve segurar as pontas da corda, contrair o abdômen, semiflexionar os joelhos e mover as mãos para cima e para baixo, alternadamente, para a formação de ondulações.

    Gostou do conteúdo? Acesse mais artigos no nosso blog! Em caso de dúvidas, entre em contato conosco ou contrate os serviços do personal trainer Magnus, pelo WhatsApp (46) 99103-6358.